Vantagens da Hospedagem Linux

  • Sabe-se que um servidor Linux pode trabalhar por anos sem precisar ser reiniciado, isso demonstra claramente que a plataforma também suporta grande volume de trabalho.
  • Um bom plano de hospedagem precisa oferecer segurança que seja confiável. A plataforma Linux é muito utilizada por programadores e designers exatamente por proporcionar maior segurança, já que essa questão foi uma preocupação dos desenvolvedores desde a concepção do software.
  • O grande diferencial está na possibilidade de customização da hospedagem, já que o Linux pode ser modificado por qualquer programador de acordo com as necessidades de cada aplicação.

 

Breve História do Linux

A plataforma Linux foi criada por Linus Torvalds com a ajuda de alguns programadores voluntários por intermédio da Usenet (sistema de listas de discussão).
Linus começou a desenvolver o software a partir de um projeto particular que tinha interesse, o Minix, um sistema parecido com o Linux criado por Andrew S. Tanenbaum.

No dia 5 de outubro de 1991 foi que Linus anunciou a primeira versão da de sua plataforma, versão 0.02. A partir daí, diversos programadores voluntários se envolveram com a ideia e ajudaram a criar novas versões até que se chegasse à versão atual.

No início de sua aplicação, era utilizado apenas por programadores ou por quem tinha conhecimento da plataforma. Porém, com o avanço no seu desenvolvimento, principalmente de seu ambiente gráfico, a plataforma Linux deixou de ser uma ferramenta de programadores e passou a gerar interesse no mercado comercial.

Atualmente a plataforma Linux é completamente estável e consegue reconhecer inúmeros programas sem que seja instalado nenhum driver de som, vídeo, modem, rede, entre outros.

O que precisa ser ressaltado é que, diferente do Windows, a plataforma Linux não precisa ser paga, pois é um código aberto onde você baixa da internet sem custo nenhum e não precisa de licença.